terça-feira, 15 de março de 2011

Nasdaq 100

Tal como no S&P 500, o Nasdaq 100 vive um cenário técnico quanto às Linhas de Tendência Ascendentes, bastante igual. Quebrou há mais de 15 dias a LTA de médio prazo e nas últimas sessões quebrou também a LTA de curto prazo.
Conforme já tinha referido também o Nasdaq 100 está numa zona sem suportes relevantes na sua proximidade. Os 2267 quase nem me atrevo a chamar-lhe suporte dada a sua enorme fragilidade técnica. A zona de suporte de maior solidez está entre os 2235/2200. Esta zona ja está a ser testada nos futuros, o que quer dizer que teremos uma sessão de grande importância para perceber a solidez deste suporte. A seguinte zona de suporte situa-se entre os 2090/2055, zona, na minha perspectiva, esta zona é ainda de maior importância que a anterior.
Já no último comentário fiz também referência aos GAP's que se formaram. O breakaway gap que marcou o início da inversão da tendência de alta e o runaway gap que, na altura necessitava confirmação, e ela acabou por chegar. Disse também que, a confirmar-se o runaway gap seria a confirmação da continuação da tendência de baixa. Contrariamente ao que às vezes se diz, penso que a continuidade do 2.º gap aberto (runaway gap) é um elemento importante para perceber a força e a continuidade da tendência do mercado. É claro que este gap há-de ser fechado, mas para quem esta curto é muito melhor que ele fique aberto.
Hoje, a verificar pelos futuros, vamos ter uma nova abertura em gap down. Gap que, provavelmente, nos dará mais alguns sinais para o futuro próximo. Mas para já fico-me por aqui, pois não me vou atrever a fazer futurologia...

Sem comentários: