DAX 30 - gráfico diário |
A resistência da zona dos 6100 pontos tem sido, até à data, suficiente para segurar todos os ímpetos de subida que o DAX mostrava desde que atingiu a zona de suporte dos 5400 pontos, e cuja reacção provocou uma subida de cerca de 700 pontos no Indice.
Para o curto/médio prazo parece-me não haver grandes novidades. Os 6100 pontos continuam a ser uma zona de resistência a ter em conta e a hipótese de existir um movimento até aos 6400 pontos, ainda, deve ser mantido como hípótese. Mantenho esta hipótese dos 6400 pontos por dois motivos: um possível rallie de Natal cujas estatísticas jogam a seu favor e principalmente a formação de um padrão de velas bullish que aconteceu na sexta-feira, mas que terá de ser confirmado no dia de hoje, "bullish piercing line".
Relativamente a este padrão de velas bullish há uma questão que me deixa ligeiras dúvidas quanto à sua verdadeira eficácia, e tem a ver com o facto de ele não se ter desenvolvido, junto a um suporte importante (pois esta zona dos 5750 pontos começa a estar muito fragmentada, logo com menor eficácia ao nível da AT), ou, no culminar de uma tendência vincada de descida. Numa destas situações a sua força seria sem dúvida muito maior.
O cenário de descidas para o curto/médio prazo tem a seu favor um grande aliado, o facto de terem acabado os ruídos das cimeiras e o facto de cada vez mais se perceber que a Europa não tem uma solução para resolver os graves problemas internos da dívida pública e financiamento dos respectivos estados membros. A juntar a este problema político, temos as más notícias económicas dadas pelo BCE, que alertou, na passada quinta-feira, para o facto de 2012 vir a ser um ano de recessão na Europa.
Ao nível da análise técnica uma não confirmação do padrão de velas bullish "piercing line", no dia de hoje, com um fecho ligeiramente abaixo dos minimos de sexta-feira seria forte sinal que a visita à zona de suporte dos 5400 pontos estará para breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário