terça-feira, 6 de dezembro de 2011

DAX 30

DAX 30 - gráfico diário
Contrariamente ao que eram as minhas convicções o DAX conseguiu superar em alta à barreira dos 5750 pontos. É certo que esta quebra dos 5750 pontos teve uma crucial ajuda da intervenção concertada dos 6 maiores Bancos Centrais, mas isto também faz parte dos mercados.

Quebrada esta zona dos 5750 pontos, o DAX teve um forte impulso de subida o qual só foi travado pela zona de resistência dos 6100 pontos, e aqui se manteve durante 4 sessões. Um aspecto que me tem alertado nos gráficos tem a ver com o facto de as 3 anteriores sessões terem sido feitas à custa de velas negras, velas essas a provocar subidas no indice. Pelo que tenho visto nos gráficos, esta tipologia de velas costuma originar alguma correcção, situação que já hoje se está a verificar, tendo a abertura do Indice sido feita em gap down.

Para o curto prazo é importante que esta zona dos 6100 pontos continuem a segurar as subidas do DAX, se assim for, parece-me que com a mesma rapidez com que os 5750 pontos foram quebrados em alta, talvez também o sejam em baixa.

Estamos em semana de cimeira e o ruído das notícias vai continuar intenso. Sinceramente ainda não percebi muito bem que soluções milagrosas poderão de lá sair, mas face ao momentum de forte volatilidade não será de descartar uma visita, nem que seja temporária, à importante zona de resistência dos 6400 pontos. Digo visita temporária, porque penso estar nesta zona o limite para que se possa voltar a ponderar seriamente no regresso do DAX a um Bull Market, situação na minha opinião bastante improvável.

Sem comentários: