Depois da consolidação entre os 5775/6080 o DAX quebrou em alta e em duas sessões atingiu a zona de resistência dos 6340/6500 pontos. Depois deste movimento violento de subida sucedeu-se um forte movimento de queda, situação que acabou por criar uma cenário técnico bastante interessante no curto prazo.
Já li algumas análises sobre a hipótese de estarmos perante uma situação de possível ilha de inversão de alta. Tecnicamente ela está formada, contudo confesso que tenho algumas reservas quanto à sua possível manutenção, ou seja continuação do gap em aberto, pois acredito num possível ressalto do DAX até aos 6150 pontos. No entanto, gostava de salientar que, apesar desta minha leitura ligeiramente diferente, pois acredito na existência do ressalto, situação que já se está a verificar hoje, no forte movimento de recuperação do DAX, a ilha continua válida.
Conforme se pode verificar no gráfico em anexo a minha inclinação vai para a possibilidade de estarmos a formar um triângulo horizontal ascendente invertido. No curto prazo conto com uma visita do DAX aos 6150 pontos e aí se decidirá o caminho a seguir, que na minha opinião deverá ser o regresso à base do triângulo e neste cenário a praticamente inevitável quebra da base. O target deste triângulo é de +/-650 pontos o que coincide com uma possível visita à zona de suporte dos 5100 pontos.
Mais dois pormenores que gostava de partilhar. O MACD, onde o cruzamento das linhas começa a dar sinais que o caminho a seguir é de baixa. Já quanto ao RSI, podemos verificar a quebra em baixa do canal de negociação que se vinha a formar.
A incerteza é muita e a volatilidade também, daí haver necessidade de haver muita prudência na negociação, contudo, esta é a minha leitura para um futuro de curto prazo.
Sem comentários:
Enviar um comentário